macaco-prego

Pertencentes ao gênero Cebus e a família Cebidea são classificados como primatas do novo mundo, ou seja, ocorrem na América do Sul, abrangendo a bacia Amazônica até o sul do Paraguai e norte da Argentina e por todo o Brasil. O pênis possui o formato de um prego quando ereto, o que conferiu o nome popular.

São macacos de porte médio, pesando entre 1,3 kg e 4,8 kg, medindo cerca de 45 cm de comprimento, sem contar a cauda – característica comum aos primatas do novo mundo. Apresentam hábitos diurnos e vivem em grupos de até 40 indivíduos. Sua alimentação é baseada em frutos e insetos. Há relatos de predação de outros mamíferos pequenos e ingestão de ovos de aves. Também ingerem alimentos mais duros, como cocos e sementes, e este hábito tem influência na sua anatomia e comportamento.

Primata de porte médio, mede cerca de 45 cm

Espécie carismática que exige cuidado na sua conservação

As espécies de macaco-prego encontram-se em diferentes graus de conservação de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) o que não exclui a necessidade de preservação, mais precisamente de suas áreas de ocorrência, tendo em vista que se trata de uma espécie carismática, ou seja, que desperta o interesse das pessoas e estimula o tráfico ilegal.

Galeria de fotos

algumas imagens do dia-a-dia dessa espécie